É um assunto cada vez mais discutido em rodas de conversa, palestras e eventos focados em desenvolver lideranças dentro das empresas. Afinal, podemos dizer que é uma das principais evoluções nesta área nos últimos anos.
É o campo de estudo que pretende desenvolver técnicas para utilizar aspectos da neurociência em ações e processos de gestão de pessoas e de lideranças. Tem como objetivo utilizar todos os conhecimentos acerca da mente humana, para impactar, otimizar e melhorar processos de liderança.
Na prática, busca-se formas de analisar, interpretar e direcionar líderes e gestores acerca de comportamentos, respostas e ações de colaboradores e de si próprios, encontrando formas mais eficientes para gerir suas equipes. Isso passa pela resolução de problemas, entendimento sobre estratégias de comunicação e de como lidar com diferentes pessoas e situações.
Podemos dizer que sua atuação é percebida em 4 pilares:
♦️ Tomada de decisão
♦️ Resolução de problemas
♦️ Controle emocional
♦️Influência em outras pessoas.
Portanto, a Neuroliderança é importante para líderes que desejam obter melhores resultados em suas equipes. Afinal, é importante para cada um entender seus pontos de destaque e melhoria, e também para que tenham mais condições de analisar e ajudar seus colaboradores.