O conceito parece estranho, mas faz todo o sentido quando se usa a seguinte expressão… “isso me parece coisa do fulano…. tem dedo dele aqui…”. Isso porque a liderança invisível é como um perfume que deixa o rastro da competência, da ousadia, da inspiração e da coragem nos liderados, contribuindo com a mudança de pensamentos e comportamentos da equipe.
O líder invisível não precisa aparecer e nem ser notado em reuniões, tampouco é referenciado como responsável pelas conquistas. Mas ele está sempre junto e disponível, pronto para garantir a excelência no trabalho, segurar as “broncas” com chefias ou clientes e, silenciosamente, aplaudir e vibrar com sua equipe na certeza que todos estão crescendo juntos.
A busca por uma liderança invisível precisa de generosidade, pois a todo o momento o líder implica as conquistas das pessoas no domínio de sua consciência, com relações saudáveis de amizade sendo um pré-requisito para o diálogo franco, aparando arestas e transpondo os obstáculos diários, cada vez mais desafiadores.
E você, conhece uma liderança invisível? Deseja se tornar uma? Lembre-se que para chegue lá, é importante ter em mente seus valores colocando-os em prática em todas as suas atitudes, no claro ou no escuro, dentro ou fora da empresa, na frente dos palcos de reuniões ou nos bastidores…. Até porque, a equipe sabe que mesmo você não estando presente, agiria da forma mais coerente, justa e honesta possível!
Para se tornar um líder assim, pode contar comigo e as mentorias da GT para isso acontecer na sua carreira profissional!